O Festival

O Festival Internacional de Folclore de Nova Prata, realizado desde novembro de 1998 pelo Bailado Gaúcho – Folclore, Arte e Danças, é um dos maiores eventos culturais do Estado do Rio Grande do Sul e figura entre os melhores festivais do mundo no segmento. Desde sua primeira edição, já estiveram presentes no evento mais de 4 mil artistas nacionais e internacionais, além de personalidades notáveis do cenário cultural. O Festival mobiliza vários setores da sociedade pratense em prol da música, da dança, da educação e da arte, promovendo um grande encontro de povos e culturas. No ano de 2017, em reconhecimento a sua importância e relevância, o Festival entrou para o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul e se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do RS. 

As noites de espetáculos acontecem no Ginásio Alcides Tarasconi, bairro Santa Cruz, de quarta a domingo, onde os grupos locais e internacionais se revezam num intenso e dinâmico movimento de ritmos e cores, encantando a plateia diária de mais de 1500 espectadores. Durante os dias em que acontece o Festival, o ginásio é transformado numa casa de espetáculos com estrutura completa fazendo jus ao evento e sua magnitude. São camarins inteiramente equipados para os artistas; palco principal de danças com dimensões de 12m x 8m com piso em linóleo, além de um palco adjunto para conjunto musical. Contamos, ainda, com uma das melhores estruturas de som e luz do estado, com equipamentos modernos que garantem o sucesso do evento. Para facilitar a visualização do espetáculo, dois telões são instalados nas laterais do palco, transmitindo simultaneamente as apresentações. Além disso, nas páginas oficiais do Festival no Facebook e Youtube, são transmitidas ao vivo para mais de 100 mil espectadores todas as noites do evento. 

Paralelamente aos shows, outros eventos movimentam a comunidade, transformando Nova Prata numa cidade que respira cultura. Além das noites de espetáculo, o Festival conta com Feira de Artesanato, Feira do Livro, Feira Gastronômica, Projeto Escola, Folia nas Ruas, e a Celebração pela Paz. Em todos esses anos de Festival, quase meio milhão de espectadores, seja de forma presencial ou à distância, puderam sentir e assistir ao colorido desse evento que transforma uma pequena cidade do interior do estado em Cidade Cultura.

 

O RECONHECIMENTO • PRESTÍGIO MUNDIAL

O Festival Internacional de Folclore de Nova Prata faz parte da “FIDAF — Federation of International Dance Festivals” desde setembro de 2018, e hoje consta no calendário oficial da federação.

A FIDAF reconhece festivais de elevado nível artístico e que possuam excelente estrutura organizacional, tanto nas atividades para o público quanto ao o que é oferecido aos grupos convidados. 

Em 2019 e 2020, o Festival recebeu o título de “melhor festival do mundo” — e está concorrendo como “melhor festival do mundo” também pela edição de 2021.

Considerado pela ATUASERRA como o “maior evento cultural da Região Turística Uva e Vinho”, em 2018, passou a integrar o calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul — por seu relevante interesse cultural, conforme Lei Estadual 15.094.